No geral, o ciclo de vida é o conjunto de transformações porque podem passar os indivíduos de uma espécie para assegurar a sua continuidade. No entanto, se referem especificamente ao ciclo de vida do indivíduo, inclusivamente considerando o seu final com a morte do organismo; outras se centram no processo de reprodução sexuada, apesar de referirem os ciclos de vida assexuados. Tal como os seres vivos, o negócio tem um ciclo de vida.
A criação de um negócio, segue uma sequência de fases que vão desde a sua concepção até a produção da sua descendência. As fases do ciclo de vida de um negócio compreendem a:
1. Fase Ligth
Esta é a primeira fase do ciclo de vida de um negócio. O negócio parte de uma ideia. A ideia funciona como algo que eu chamo light que é uma luz na mente do empreendedor. Chamo luz a ideia de negócio pelo simples facto de esta iluminar o caminho do empreendedor. É o primeiro passo para o inicio de um negócio.
É o que marca a diferença entre um empreendedor e um simples consumidor de sua renda. A fase Light funciona também como um casamento entre o empreendedor e a ideia de negócio.
Sabemos que para que um casamento produza seus efeitos é necessário que haja uma fidelidade entre os parceiros. O empreendedor precisa ser fiel a sua ideia para não perde – la diante dos obstáculos. O empreendedor fiel a sua ideia, nunca desiste da ideia mesmo diante das adversidades.
Cada vez que vez que temos uma ideia de negócio, lidamos com resistências (forças ou ideias adversas). Essas resistências dividem – se em resistências internas e resistências externas.
1.1. Resistência interna
É o conjunto de forças adversárias que actuam a nível intra pessoal do empreendedor. Estas constituem barreiras que podem ser nocivos causando uma separação entre o empreendedor e a ideia de negócio.
A título de exemplo, temos: o medo, a dúvida, a timidez, a impaciência, o nervosismo, a baixa auto estima, etc.
Para manter o casamento, o empreendedor precisa ser forte, capaz de superar todas essa barreiras a fim de evitar a separação e levar o casamento rumo ao sucesso.
1.2. Resistência externa
Conjunto de barreiras de proveniência externa que concorrem para a separação do casal. Como por exemplo: se um individuo da tua sociedade já tentou no mesmo negócio sem sucesso, tem tendências negativas sobre esse tipo de negócio. Se contares a esse individuo sobre a sua ideia provavelmente ele dirá: “nem tente, por que nunca dá certo …… eu já tentei mas foi em vão”. Isto poderá afectar o seu casamento com a Ligth. Outro exemplo é a ideia de que se ninguém da sua família foi empreendedor então você nunca será. Eu quero provar o contrário. Você pode sim. Se eles nunca foram é por que eles pensam assim.
Precisamos superar os nossos medos, precisamos emocionalmente equilibrados pensando sempre positivo quando almejamos algo.
Váris pesquisas mostram que pensamentos positivos tem o poder de mudar positivamente a nossa vida. Tudo depende das imagens, lembranças e tabús que guardámos na nossa mente.
no entanto, se um empreendedor guarda consigo imagens ou lembranças negativas, este tenderá a atrair resultdos negativos no seus investimentos.
Você precisa abandonar essa ideia. Só assim poderás atrair resultados positivos. Neste caso, o empreendedor precisa entender que as coisas por mais difíceis que pareçam não são impossíveis. As coisas podem ser impossíveis para uns e fáceis para outros. Isto depende da programação mental de cada um. Isto é, depende do que imagina enquanto corre atráz do seu objectivo. O que temos ou somos, é o resultado dos nossos pensamentos.
2. Fase de incubação
Esta é a fase em que o casal espera um filho (o negócio). É a fase em que o empreendedor guiado pela ideia de negócios estabelece os objectivos, recursos humanos financeiros e materiais necessários para a realização do sonho.
Nesta fase, o empreendedor precisa ter: coragem, presistência.
As outra duas fases serão desenvolvidas nas próximas páginas.
Para palestras, acessória de negocio, e acompanhamento: josepvicas012@gmail.com
:+258823428038